É publicada a Lei Municipal nº 4.541/2021 de autoria do vereador Conrado sobre a Educação e a Cultura

Compartilhe:

Santos Dumont, 08 de junho de 2021
Assessoria de imprensa

No dia 19 de maio de 2021, foi sancionada a Lei Municipal n°4.541/2021, que oficializa os Jogos Florais de Santos Dumont. Com esta Lei, o vereador Conrado busca resgatar os Jogos Florais, concurso de trovas e atividades literárias e de letramento em Santos Dumont.

Na década de 1970, na época do Prefeito Municipal Maurílio Carmo Ribeiro, a cidade viveu um momento importante para a literatura e para o movimento de trovas. O Governo Municipal incentivou o trabalho da União Brasileira dos Trovadores (UBT) e as atividades literárias e culturais desenvolvidas, que são até hoje lembradas pela UBT.

Joseani Netto, delegada da União Brasileira da UBT procurou o vereador Conrado buscando resgatar o trabalho realizado pela cidade na década de 70. Atendendo seus pedidos, o vereador Conrado criou uma lei para incentivar esse trabalho importante em Santos Dumont, resgatando o que já acontecia na cidade. Com esta lei, foi instituída uma nova política pública específica literária em Santos Dumont.

Vereador Conrado e professora Joseani Netto realizando trabalhos em prol do ensino e letramento em Santos Dumont em 2016 (foto antiga).

Maurílio Carmo Ribeiro junto com a UBT conseguiu realizar diversas atividades na época em Santos Dumont, além de premiar os participantes dos concursos literários de trovas. “Incentivar tais atividades, como no passado, é um meio de potencializar o letramento dos estudantes e dos participantes. Esse projeto terá o envolvimento das escolas e vai movimentar a cultura em Santos Dumont”, relatou Conrado.

Para Joseani Netto, a sanção da Lei Municipal posiciona Santos Dumont na vanguarda da literatura, já que poucas cidades têm leis que regulamentam os Jogos Florais como atividade artística no calendário do Município. “A tradição reúne beleza, técnica e sentimento ao passo em que fomenta a educação, cultura, turismo e valorização de nossos poetas. É uma grande oportunidade de levar às escolas o letramento literário, além de permitir que os alunos se expressem sensivelmente diante da vida, ampliando seu repertório linguístico e literário,” contou.

Vereador Conrado e a professora Joseani Netto discutindo políticas públicas em prol da educação e cultura em Santos Dumont em 2020.  

O Vereador Wilton de Souza (Tim), apresentou uma emenda à lei de autoria do Vereador Conrado, inserindo um artigo, permitindo a possibilidade do trabalho ser realizado remotamente. Para o Vereador Tim essa lei vai ser muito importante para Santos Dumont “pois os Jogos Florais são um resgate da cultura sandumonense. Durante a pandemia, a realização dos Jogos Florais on-line será uma opção de entretenimento para a população”, garantiu.

Compreendendo o potencial educativo, histórico, cultural e inclusivo dos Jogos Florais, Conrado acompanha os trabalhos da UBT há alguns anos. “Trabalhar a cultura e o letramento contribuem com o desenvolvimento humano, educacional e social de Santos Dumont. Vamos trabalhar pra isso!” finaliza o vereador Conrado.