Santos Dumont, 23 de julho de 2021
Marcela Xavier
Na última quarta-feira (21), mais um jovem morreu após ser atropelado por trem em Santos Dumont. Devido a grande incidência de atropelamentos e abalroamentos (colisões de composições ferroviárias com veículos) ao longo da malha ferroviária que corta a cidade, o Vereador Conrado tem feito constantes solicitações a MRS, solicitando obras de adequação, como a colocação de cancelas em todas as passagens de nível e construção de passarelas para travessia segura de pedestres em trechos com maior risco de acidentes.
Segundo o ISF-221: Projeto de Passagem em Nível, criado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte – DNIT, passagem de nível (PN) é um cruzamento geometricamente nivelado entre uma rodovia e uma ferrovia. A sinalização ferroviária deve ser composta por placas e sinais em toda a zona de interferência da PN, dividindo-se em sinalização ativa e passiva. A sinalização ativa é composta por placas de advertência, semáforos, campainha e cancelas e geralmente é implantada nas vias de utilização pública. Já a sinalização passiva é composta apenas de placas e sinais rodoviários e ferroviários, dispostos em vias privadas. Porém, deve ser feita pontual inspeção em cada PN para definir se será necessária a colocação de cancelas.
Segundo a Engenheira, Pesquisadora e Professora do Curso de Transporte de Cargas do IF Sudeste MG – Campus Santos Dumont, Lis Machado, “A falta de segurança nas passagens em nível preocupa praticamente todas as cidades cortadas por uma linha férrea. Santos Dumont atualmente conta, com 11 PN’s públicas: Travessa Sr. Hélio, Vila Esperança, Estação Ferroviária Santos Dumont, Rodoviária, Joana Cunha, Fritz, Acesso, Manuel Rosa Machado, Casa Grande, Mantiqueira e Museu Santos Dumont, o que é motivo de preocupação dos(as) sandumonenses por causa de atropelamentos nas PN, abalroamentos e possíveis descarrilamentos de vagões de trem”.
Buscando garantir a segurança da população nas cidades onde atua, a MRS precisa atentar-se às seguintes questões: “além da instalação de cancelas em passagens de nível e mais contratações de agentes de segurança, também é necessária a manutenção na linha férrea (adequar as juntas dos trilhos que estiverem soltos; solucionar os problemas de drenagem da via férrea; substituir todos os trilhos que estejam com elevado desgaste e lascados; e substituir os dormentes inservíveis), promover sinalização da linha férrea (alerta sonoro, placas e pinturas, entre outros) e vedação (muros de contenção) ao longo da via férrea. O ruído produzido pelas buzinas das locomotivas deve obedecer normas técnicas. O trânsito das composições em áreas urbanas deve ocorrer entre às 7h e às 22h e a velocidade das locomotivas nestas áreas não deve ultrapassar 20 km/”, esclareceu Lis.
Em reunião com representantes da MRS em 2017, a empresa garantiu ao Vereador Conrado e aos demais presentes que colocaria cancelas nas passagens de nível da cidade no ano de 2019, mas ainda não cumpriu. “A MRS sempre atendeu minhas solicitações de manutenção, limpeza e capina. Porém, aguardamos a colocação de cancelas, o que diminuirá muito à incidência de acidentes com veículos em Santos Dumont”, relatou.
Nesta mesma reunião, o morador do bairro Vila Esperança, Estefânio Richelle, reivindicou que fosse colocada uma cancela na PN Vila Esperança. “Infelizmente, ainda não fomos atendidos. Neste trecho, é intenso o tráfego de carros e pessoas. O trem passa várias vezes ao dia. Precisamos de uma cancela e um guarda. Outras travessias têm, mas a nossa não”, destacou.

Conrado sempre se reúne com representantes da MRS para fazer solicitações em prol de Santos Dumont. Inclusive, esteve na sede da empresa em Juiz de Fora para solicitar obras de adequação para garantir maior segurança à via ferroviária que corta a cidade em 2019.
Em 2015, foi destinado recurso no valor de R$ 42,6 milhões em verbas parlamentares para a transposição dos sete quilômetros de linha ferroviária que cortam a área urbana de Santos Dumont. “A obra de contorno e seus benefícios foram anunciados mediante emenda parlamentar, mas nunca aconteceu”, ressaltou Conrado.

Em março deste ano, a MRS divulgou dados estatísticos comemorando a diminuição dos acidentes ao longo da malha ferroviária nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo em 2020, devido a diminuição na circulação de pessoas por conta das medidas preventivas impostas para contenção da pandemia de Covid-19. Porém, o número de colisões de composições ferroviárias com veículos cresceu 108,7% em relação ao ano de 2019.
O Município de Juiz de Fora possui passarelas construídas pela MRS, garantindo maior segurança dos pedestres ao atravessar a linha férrea. Também há constante manutenção nas passagens de nível e realização de obras de adequação feitas pela MRS.
É importante ressaltar as obras de vedação da linha férrea (construção de muros) realizadas em Belo Horizonte e Juiz de Fora em 2020. Tais obras de vedação impedem que pedestres atravessem fora das PN, passarelas e viadutos, o que diminui muito o risco de acidentes. “Em Santos Dumont, não há passarelas para a travessia de pedestres nas PN. Há passagens subterrâneas sem iluminação e com péssimo estado de conservação”, relatou o vereador.
O Vereador Conrado contou que, durante as reuniões que teve com representantes da MRS, ouviu que a empresa estava passando por uma crise econômica devido à diminuição dos contratos ocorrida após o rompimento das barragens de rejeitos de Mariana e Brumadinho. Sendo assim, a empresa não poderia investir em obras de adequação para tornar a passagem de pedestres mais segura. “Respondendo à pergunta do título desta matéria, entendo que não há segurança efetiva nas passagens de nível por decisão da empresa. Ela precisa agir para garantir segurança maior em nossa cidade”, reiterou Conrado.
A MRS é uma grande empresa responsável pelo transporte de toneladas de minério, cimento, bauxita, produtos siderúrgicos acabados, produtos agrícolas e containers. “O investimento na segurança de pedestres e motoristas que atravessam a linha férrea deve ser uma das prioridades da MRS. São constantes acidentes, e todos os esforços precisam ser feitos para evitá-los.”, asseverou Conrado.
Veja pedidos do Vereador Conrado atendidos pela MRS, além de comprovantes de reuniões e pedidos de maior segurança que ainda não foram atendidos:
a) Solicitação de revitalização da Praça José Januário da Costa, na entrada do bairro Vila Esperança;
b) Reunião com representantes da MRS em 2017, onde foi feito pedido de colocação de cancelas. A empresa se comprometeu a colocar as cancelas em 2019;
c) Ofício da MRS se comprometendo a avaliar a solicitação de inserção de cancelas nas passagens de nível em Santos Dumont;
d) Limpeza e roçada nas redondezas da linha férrea em 2017;
e) Melhoria na passagem de nível próximo a rodoviária em 2017;
f) Limpeza na linha férrea em 2018;
g) MRS atendeu solicitação de limpeza e capina na linha férrea próximo a Rua Carlos Augusto do Nascimento, no bairro 4° Depósito, em 2018;
h) MRS fez limpeza e capinas em 2018;
i) Remoção de vagões parados em frente às residências em 2019;
j) Realização de limpeza às margens da linha férrea em 2019.