Homenageados

Compartilhe:

Abaixo você confere todas as pessoas que receberam homenagens feitas por mim no curso dos dois mandatos:

Honraria Mestre Dunga (2024)

Antônio Henrique Martins de Carvalho

Professor federal, historiador dedicado e educador por excelência, seu trabalho inspira moradores e atrai turistas ao narrar fatos históricos do Município com riqueza de detalhes e sob uma ótica humanizada.
No Instagram e Youtube, como extensão de seu trabalho de professor e pesquisador, divulga conteúdos importantes do patrimônio da cidade.

Medalha Senador José Vierira Marques (2024)

Francisco Cruz Ribeiro

Atleta, professor federal aposentado e projetista, mais conhecido como Chico Cruz.
Aos 90 anos, o corredor de rua coleciona 287 medalhas conquistadas em diversas competições municipais, estaduais, nacionais e internacionais. 
Como Professor, lecionou arquitetura técnica, desenho mecânico e eletrotécnica. Atualmente, dedica-se à carreira de projetista e desenhista, sendo responsável pelos projetos de vários prédios e capelas, como a Capela de Santa Rita, a Capela de São Francisco e pelo desenho da Igreja de São Sebastião.
Marido, pai, avô e bisavô, Chico Cruz é apaixonado por corridas e exercícios físicos. Tornou-se um corredor de rua por influência de amigos, na década de 1980. Atualmente, mais de 40 anos depois, o atleta corre semanalmente, alternando trajetos entre 5 e 15 km.
Na foto, Chico Cruz, ladeado comigo, com seus filhos, Ronaldo Cruz e Rogério Cruz, e com sua esposa, Maria Fiúme Cruz.

Cidadã Benemérita (2024)

Letícia Aparecida do Nascimento Silva

Técnica em Transporte de Cargas, Letícia é a maior corredora de rua do Município. Com apenas 2 anos de prática e sem patrocínio, já participou de 15 competições, angariando 8 pódios femininos em campeonatos locais e regionais. A atleta faz parte do Pelotão de Elite do Ranking de Juiz de Fora, posição destinada aos atletas mais rápidos da região que disputam as corridas da maior cidade da Zona da Mata Mineira.

Cidadão Honorário (2024)

Antonio Marcos de Oliveira

Há 24 anos, Antonio estreava nas corridas de rua. Corredor do Pelotão de Elite, o atleta de Ewbank da Câmara já acumula cerca de 600 medalhas e troféus  em competições municipais, estaduais e nacionais. Antonio já participou de 14 edições da Corrida de São Silvestre, em São Paulo. Cada edição reuniu cerca de 35 mil participantes, mas o atleta sempre se manteve entre os 100 primeiros.

Mulheres que inspiram (2024)

Viviani Ambrósio da Silva

A sandumonense atua como gari desde 2010, sendo concursada na Prefeitura Municipal de Santos Dumont desde abril de 2008. Viviani tem trabalhando para retomar as atividades do sindicato de forma legalizada e regularizada, mobilizando os servidores para assumirem o sindicato.

Medalha Senador José Vieira Marques (2023)

Academia Rotatori Brazilian Jiu-Jitsu 

Fundada em 2007, sob a visão de promover o desenvolvimento humano pleno por meio da prática esportiva, tanto nas esferas psicológica e emocional, quanto profissional e social, os alunos da academia já exaltaram o nome da cidade de Santos Dumont participando de diversas competições e eventos em outras cidades e estados. No ato da homenagem, a academia foi representada por seu fundados, faixa preta de jiu-jitsu, Eduardo Rotatori.

Cidadã Benemérita (2023)

Cristiane Helena de Almeida

Através de uma bolsa integral concedida pelo PROUNI, Cristiane concluiu o curso Normal Superior em 2008, e já no ano seguinte, foi aprovada em concurso ofertado pela Prefeitura Municipal de Santos Dumont. Desde então, trabalha com educação infantil. Seu trabalho contribui para a transformação e desenvolvimento social, cidadão e intelectual de seus alunos, e, consequentemente, do Município.

Cidadão Honorário (2023)

Deputado Estadual Betão (PT/MG)

Além de ser Deputado Estadual e integrar diversas comissões da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Betão é professor de Geografia. Como Deputado, atua em prol da população e dos trabalhadores do estado, defendendo as instituições públicas e os servidores públicos. É o Deputado Estadual que mais encaminha recursos para Santos Dumont.

Mulheres que Inspiram (2023)

Maria das Graças de Oliveira

Nascida na área rural de Santos Dumont, Maria das Graças começou a trabalhar ainda na adolescência buscando uma boa condição de vida. É aposentada, mas segue trabalhando como catadora de materiais recicláveis, fazendo um trabalho essencial para a saúde da população e para a preservação do meio ambiente. Ela luta há anos por incentivo, apoio e para que melhores condições de trabalho sejam garantidas pelo Governo Municipal.

Certificado José Cândido da Silva – “Mestre Dunga”

 (2023)

Aline Gonçalves Barbosa

Aline é fotógrafa e busca, com seu trabalho, exaltar a cultura, a educação, a agricultura familiar, o patrimônio material e imaterial de Santos Dumont. Sempre apontando suas lentes para questões sociais, foi premiada pelo Prêmio Janelas Abertas, promovido pela Universidade Federal de Juiz de Fora, com seus registros de Brumadinho após o rompimento da Barragem do Córrego do Feijão. Seus trabalhos premiados geram grande destaque para Santos Dumont, engrandecendo nossa terra.

Medalha Senador José Vieira Marques (2022)

Renan de Souza e Silva

Graduado em Pedagogia e Letras, é servidor público desde 2005. Durante sua atuação como Chefe do Departamento de Cultura da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Santos Dumont, por seu intermédio, vários editais de cultura da cidade puderam ser executados pela 1ª vez. Inclusive, foi através dele que a emenda parlamentar municipal Eugênio Xavier foi executada e isso é histórico, pois foi a primeira emenda parlamentar impositiva de Vereador aplicada no Município.

Cidadã Benemérita (2022)

Aline da Silva Costa

Aline da Silva Costa é advogada, pós-graduada em Direito Público. É servidora efetiva da Câmara Municipal de Santos Dumont desde 2013, onde ocupa o cargo de advogada. Analisa com técnica e zelo todos os projetos dos vereadores e da Prefeitura Municipal, apresenta sempre suas sugestões com atenção e sempre se preocupa com a população de Santos Dumont. Tem compromisso com a República e seu trabalho é reconhecido por todos os vereadores e servidores públicos, dando a ela o merecimento necessário desta honraria.

Cidadã Honorária (2022)

Maria Margarida Martins Salomão 

Graduada em Letras, Mestre, Doutora e Pós-Doutora em Linguística, foi professora e reitora da UFJF. Dirigiu a Central Única dos Trabalhadores de Juiz de Fora (CUT-JF) e a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES). Eleita Deputada Federal por 3 mandatos, foi a deputada mais votada de Santos Dumont em 2018. Sempre ouviu a população e encaminhou muitos recursos para a cidade de Santos Dumont. Atualmente, é Prefeita de Juiz de Fora e foi representada no recebimento da homenagem, pela Secretária de Segurança Urbana e Cidadania do referido município, Letícia Fonseca Paiva Delgado.

Certificado José Cândido da Silva – “Mestre Dunga” (2022)

Carla Maria Ferreira Amorim

Professora e artista plástica, Carla desempenha um trabalho artístico, pautado no resgate e apresentação histórica e cultural, despertando a curiosidade de forma lúdica e pedagógica. Suas principais murais são: “Petit Santô”; Capela Santa Rita de Cássia; “As Formosuras de Formoso”; “Dedim de Prosa com Antenor Ayres Vianna”; “Coisas da nossa terra”, além dos murais das escolas estaduais Professora Joana Cunha, Engenheiro Henrique Dumont e Governador Bias Fortes.

Moção de Aplausos (2022)

Comissão Municipal da Feira Livre do Produtor Rural de Santos Dumont

O importante trabalho executado por esta Comissão impulsiona o desenvolvimento econômico rural, movimenta o comércio local, possibilita a chegada de alimentos de qualidade, livres de agrotóxicos, às residências de inúmeras famílias sandumonenses. Além disso, o trabalho da Comissão impulsiona a economia solidária e a produção familiar, e estimula a preservação do meio ambiente. Como forma de apoiar esse trabalho e de dar visibilidade a esta feira, realizei esta homenagem. Na homenagem, a comissão foi representada pelos seus integrantes.

Medalha Senador José Vieira Marques (2021)

CRIAP – Associação de Apoio a Criança e ao Adolescente da Comarca de Santos Dumont

A Associação esportiva de badminton detém como objetivo promover e fortalecer os vínculos familiares e comunitários através de atividades conjuntas para pais, filhos, escolas e toda comunidade. A CRIAP incentiva crianças, adolescentes e jovens adultos a terem um desenvolvimento digno e pleno por meio de atividades esportivas. Na homenagem, estiveram presente seus dirigentes e membros.

Cidadã Benemérita (2021)

Ana Paula da Silva Gomes

Ana Paula é militante feminista e membro do Coletivo Manas Pelas Minas, desempenhando trabalhos em defesa dos direitos das mulheres. É Diretora da Ribeiro Fonseca Laticínios desde 2006, empresa que teve seu queijo tipo Reino Palmira considerado patrimônio imaterial de Santos Dumont, e realiza eventos culturais e artísticos no município. Foi representada na homenagem por Jordana Ferreira, funcionária da empresa Ribeiro Fonseca.

Cidadão Honorário (2021)

Marcos Alberto Andruchak

Natural de Capanema, no Paraná, começou a desenvolver atividades de pintura aos 13 anos. É artista plástico muralista, professor de artes, Mestre em Computação Gráfica e Doutor em Ciência da Comunicação. Sua arte é apreciada não apenas no país, mas em todo o mundo. Em Santos Dumont, seu Mural Monumento “O pai da Aviação” está localizado no Centro, sendo um grande atrativo turístico para a cidade. Na homenagem, foi representado por seu amigo, Alexandre Cruz.

Moção de Aplausos (2021)

Associação Cão Comunitário SD

A Associação teve início em janeiro de 2019 com a iniciativa de colocar água e ração para os cachorros de rua em pontos estratégicos da cidade. Com apenas um mês de projeto, surgiu o primeiro pedido de resgate que acabou se tornando o foco principal. O grupo contou com a ajuda da população tanto para arrecadação de dinheiro quanto para oferecimento de lar temporário aos animais. A Cão Comunitário encerrou suas atividades em 2024 por falta de recursos e apoio de órgãos públicos. Foi representada, na homenagem, por membros da diretoria da época.

2020

Nesse ano não houve homenagens

Devido à emergência de saúde pública de importância internacional causada pela Covid-19, a Câmara Municipal cancelou a entrega dos títulos e homenagens no presente ano, como medida preventiva para contenção da pandemia.

Medalha Senador José Vieira Marques (2019)

Grupo Jotacê

Em 1969, surgiu a ideia de realizar encontros de jovens que não possuíam opções de lazer direcionadas a eles em Santos Dumont. Com o passar dos encontros, e com a adesão de novos jovens, o Jotacê ganhou estrutura. Com a ideia original de evangelizar e buscar atividades para preencher os dias, o grupo começou a receber pessoas de diversas cidades para seus encontros. Acredita-se que mais de 3 mil jovens já passaram pelo grupo. Na homenagem, estiveram presentes vários de seus membros.

Cidadã Benemérita (2019)

Fabiana de Oliveira Martins Palmieri

Advogada, professora, esposa e mãe. Fabiana trabalha, desde 2002, na tradicional empresa Ribeiro Fonseca Laticínios, onde sua intensa atuação foi responsável pela resolução de mais de 300 processos e acordos trabalhistas. Atuou também, por cinco anos, como defensora dativa na Comarca de Santos Dumont, exercendo um importante trabalho de cunho social ao atender pessoas que não podem pagar um advogado particular. 

Cidadão Honorário (2019)

André Yuri Gomes Abijaudi

Pastor metodista e professor, André se formou bacharel em Teologia pela Universidade Metodista de São Paulo, fez mestrado e doutorado em Ciência da Religião na Universidade Federal de Juiz de Fora. É residente de Santos Dumont desde 2015. Sua atuação pastoral é voltada para a promoção de uma vida digna para todos, com desenvolvimento intelectual e espiritual das pessoas. Realiza eventos e atividades que possibilitam o exercício da cidadania e da fraternidade.

Moção de Aplausos (2019)

IF – Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais – Campus Santos Dumont

O IF oferta, em Santos Dumont, diversos cursos técnicos integrados, concomitantes e subsequentes, além de cursos de graduação e pós-graduação. Com professores preparados, salas de aulas e laboratórios equipados, a escola oferece educação teórica e prática de qualidade para toda a população do município. Na homenagem, a escola foi representada por servidores e alunos.

Medalha Senador José Vieira Marques (2018)

Sheila Piotto Couto Silveira

Psicopedagoga e bióloga, Sheila foi diretora da Escola Estadual Presidente João Pinheiro, vice-diretora da Escola Estadual Governador Bias Fortes e Presidente da Fundação Educacional São José. Defensora da escola pública ampla que atenda os mais pobres e a zona rural, é uma grande incentivadora da educação participativa. Seu trabalho desenvolvido em Santos Dumont é uma inspiração na área da educação.

Cidadão Benemérito (2018)

Benedito Zomirio de Carvalho

Servidor público concursado no cargo de Técnico em Assuntos Educacionais no IF Sudeste MG Campus Santos Dumont, exerceu as funções de coordenador de Registros Acadêmicos, coordenador local dos Processos Seletivos, coordenador de desenvolvimento educacional, Diretor de Desenvolvimento Educacional e Diretor Geral na instituição. Seu trabalho junto à instituição fez com que o campus tenha 2 cursos de graduação: um em Matemática e outro em Engenharia Ferroviária e Metroviária, além de cursos técnicos e ensino médio integrado.

Cidadão Honorário (2018)

Tiago Fávero de Oliveira

Professor no Campus Santos Dumont do IF Sudeste MG, trabalha com turmas do ensino médio integrado, licenciatura em matemática e na engenharia ferroviária. Atuando na coordenação geral de ensino técnico do Campus, contribuiu para a expansão e ampliação dos cursos ofertados. Participou da criação dos cursos superiores de Matemática e Engenharia Ferroviária. Coordenou a equipe do Campus que propôs a primeira especialização pública e gratuita de Santos Dumont em práticas pedagógicas na Educação Contemporânea.

Moção de Aplausos (2018)

Escola Futebol do Futuro

A Escola Futebol do Futuro foi fundada em 1994. Funciona no 4º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado, com cerca de 157 alunos. Seu trabalho de inclusão social visa promover o estímulo ao esporte e à disciplina, tirando as crianças e jovens das ruas e auxiliando em sua formação. Participa de vários campeonatos representando a cidade, tendo vencido a copa Bahamas, a copa Zico e a copa Cica.

Medalha Senador José Vieira Marques (2017)

Joseani Adalemar Netto

Professora, escritora e artista, fez inúmeros trabalhos voluntários no Município, incluindo eventos em prol da cultura e da literatura. É membro efetivo da Sociedade Brasileira dos Poetas Aldravianistas e da Academia Juiz-Forana de Letras, Coordenadora do Projeto de Leitura LeiturAMA-SD, membro da Ação em Movimentos Artísticos de Santos Dumont, Fundadora, Coordenadora da Academia Brasileira de Autores Aldravianistas Infantojuvenil-SD e Delegada da União Brasileira dos Trovadores. Além disso, é contadora de Histórias e palestrante sobre Educação e Literatura.

Cidadã Benemérita (2017)

Maria Umiliana Silva de Oliveira

Desenvolveu trabalhos junto à Sociedade de São Vicente de Paulo, foi cozinheira e fundadora de Cozinha Comunitária, além de Coordenadora da ONG Grupo Resgate à Cidadania, que servia refeições para mais de 180 pessoas em situação de vulnerabilidade social. Liderou a Pastoral da Criança na localidade de Soledade, além de ser líder comunitária e Agente Comunitária de Saúde voluntária. 

Cidadã Honorária (2017)

Lisleandra Machado

É professora efetiva com Dedicação Exclusiva, pesquisadora e coordenadora do curso Transporte de Cargas no IF SUDESTE MG Campus Santos Dumont. É também, pesquisadora pelo Cnpq, Fapemig, Fundep e Capes, escritora e possui formação em várias áreas. Também desenvolve trabalho voluntário e é fundadora do Coletivo Feminista “Asas de Libélula”.

Medalha Santos Dumont (2017)

Gicele Aparecida da Silva Brittes

Graduada em Administração e Matemática, Gicele é Mestra em Ambiente Construído e Professora com formação na área de projetos. Recebeu a Medalha “Mérito Santos Dumont” pelo sucesso no projeto turístico de Conceição do Formoso: “Turismo é Bom e dá Trabalho”.

Observação: Fernando Pimentel, Governador do Estado, garantiu uma medalha ao Vereador Conrado para que ele indicasse alguém da cidade para ser homenageado.

Moção de Aplausos (2017)

Sandra da Silva (in memoriam)

Foi secretária do Partido dos Trabalhadores de Santos Dumont. Presidiu o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA) e o Conselho Municipal de Igualdade Racial (CMIR), tendo atuado na proposta de criação do feriado de 20 de novembro. Também foi responsável pela reforma e abertura da Escola Curumim do bairro da Glória.
Mentora e executora do projeto cozinhas comunitárias, sendo implantada 3 cozinhas, que atendiam mais de 300 famílias com alimentação e atividades recreativas e esportivas. Também ajudou a comunidade de São Bento a conseguir o título de comunidade quilombola.

Copa Cica (2017)

Darcy Marino da Silva (in memoriam)

Homenageamos Darcy Marino da Silva (Cica), realizando um campeonato de futebol com seu nome. Cica tem o seu nome registrado no livro dos recordes por ter feito 12 gols em um jogo de futebol profissional. Também atuou como instrutor na Escola de Futebol do Futuro, que funciona atendendo gratuitamente diversas crianças e adolescentes de Santos Dumont. O Mandato ajudou na organização das primeiras edições da Copa Cica. O evento é realizado anualmente na cidade.