Encontros

Compartilhe:

Santos Dumont, 20 de dezembro de 2024
Conrado Luciano Baptista

Durante minha trajetória política sempre me posicionei e deixei bem clara a minha visão de mundo.

A seguir vou destacar um pouco do meu trabalho a partir de 2016, junto a lideranças, pois a luta coletiva é necessária e importante na construção de um mundo melhor. 2016 foi o ano em que fui eleito vereador, mas antes disso já atuava na política.

Em 31 de março de 2016, junto com lideranças e a população de Juiz de Fora, estive com Tico Santa Cruz, na defesa do mandato da Presidente Dilma.

No dia 29 de outubro de 2016, estive no Hospital Misericórdia de Santos Dumont com o deputado federal Reginaldo Lopes (PT/MG), que sempre foi um deputado atuante em Santos Dumont. Na foto estão o ex-Secretário dos Fóruns Regionais do Estado de Minas Gerais, Labenert Mendes Ribeiro, a ex-vereadora Cláudia Correa, e os diretores do Hospital da cidade, Dr. Salomão Abdo e Marcelo Feliciano.

No dia 26 de novembro de 2016, em Belo Horizonte/MG, na Câmara Municipal, após eleito vereador, estive juntamente com Adriana Alves Lara (PT/MG) , ex-vereadora de Vespasiano, Betão (PT/MG), hoje deputado estadual, André Quintão (PT/MG), Secretário Nacional de Assistência Social, Pedro Patrus (PT/MG), vereador de Belo Horizonte, dentre outras lideranças para discutir a política nacional, estadual e o resultado das eleições.

No dia 28 de novembro de 2016, a convite do ex-Ministro dos Direitos Humanos, Nilmário Miranda (PT/MG), voltei a Belo Horizonte para me reunir com lideranças políticas para abordar a temática dos direitos humanos..

No evento do Nilmário de 2016, tive a oportunidade de encontrar com as vereadoras eleitas, Áurea Carolina (PSOL/MG) de Belo Horizonte, e Lívia Guimarães (PT/MG) de São João Del Rey. Áurea Carolina era a vereadora mais votada do Estado de Minas Gerais e depois se tornou uma das deputadas federais mais votada do Estado.

No dia 11 de novembro de 2016, estive com o Deputado Padre João (PT/MG) em Belo Horizonte, que foi o deputado que mais me apoiou em minha candidatura a vereador em 2016. Padre João sempre encaminhou recursos para Santos Dumont, sendo muito atuante nas demandas do Município.Em dezembro de 2016, estive em Brasília e me encontrei com diversos deputados federais, como Reginaldo Lopes, Padre João, Maria do Rosário (PT/RS), Silvio Costa (Republicanos/PE), Chico Alencar (PSOL/RJ) e Luiz Couto (PT/PB).

Nesta ida em Brasília, participei da reunião da Comissão de Direitos Humanos, para discutir o tráfico de pessoas. Foi uma importante reunião que tive a oportunidade de participar, como advogado e vereador eleito. A minha participação se deu pela indicação do Deputado Padre João.

Evento importante que fizemos em prol da Previdência e dos direitos trabalhistas. Essa plenária ocorreu na Câmara Municipal de Santos Dumont, no dia 16 de fevereiro de 2017, sendo umas das minhas primeiras atividades relevantes como vereador. Foi um momento de esclarecer a Reforma da Previdência do então Presidente Michel Temer (MDB/SP), reforma esta aprovada no Governo Bolsonaro, infelizmente, dificultando a vida do trabalhador de se aposentar.

No início do meu mandato, em 2017, realizei agenda com os deputados Cristiano e Reginaldo (PT/MG), na busca de soluções dos problemas da ponte de Conceição do Formoso e atuação em outras áreas da cidade. Nesta atividade, estavam presentes várias lideranças, a militância e a imprensa.

Uma característica do meu mandato foi estar sempre em contato com a população. Registro de reunião na Rua Capitão Nestor, bairro São Sebastião, em 17 de março de 2017.

Uma parceria importante que foi estabelecida no meu mandato, sobretudo em 2020, foi com o deputado federal Patrus. Em 2017, no dia 18 de março, fizemos a nossa primeira reunião, após eu ser eleito, e ainda não sabíamos que no futuro seríamos grandes parceiros. Nesta reunião, recebemos a população, que apresentou demandas e pedidos de recursos para a cidade.

Atividade importante que fizemos, no dia 23 de março de 2017, junto com a Defensoria Pública na comunidade de Soledade. Fiz o pedido ao Defensor, Dr. Geraldo Magela Metri Pinto, que prontamente providenciou a estrutura da defensoria, com servidores e estagiários, para ir à comunidade atender a população.

Em 25 de março de 2017, estive nas ruas junto com lideranças sindicais e educadores para lutar contra as medidas do Governo Temer de cortes de recursos nos direitos sociais, além de orientar a população sobre o teto de gastos e a Reforma da Previdência.

Em Belo Horizonte, no dia 28 de março de 2017, estive no gabinete do Deputado Estadual Cristiano Silveira para buscar recursos para a Escola Estadual Presidente João Pinheiro, conhecida como Estadual. Na reunião estavam a equipe gestora da escola, Sheila Piotto, Carla Fortes e Fabiana Aquino.

No mês de agosto do corrente ano, juntamente com o Reginaldo Lopes, com a ex-vereadora Cláudia Correa, com o ex-Secretário de Fóruns Regionais de Governo do Estado, Labenert Mendes Ribeiro, estivemos no Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais, Campus Santos Dumont, para acompanhar as obras da escola federal. Fomos recebidos na escola pelos gestores da escola, incluindo o Diretor-Geral, André Diniz.

Agenda importante com o Deputado Padre João, em 2017, em Cachoeirinha, oportunidade em que estavam todas as lideranças das comunidades quilombolas da cidade.

Durante meu mandato, estabeleci um canal de diálogo constante com a juventude – essa reunião em 2017 foi uma das preparatórias para a refundação do Conselho Municipal de Juventude.

No dia 7 de outubro de 2017, pelo meu mandato, fizemos o evento Avanços e Desafios da Política da Infância e da Juventude. Os palestrantes foram Claudinei Lima, Alexandre Cruz e Célia Nahas.

No dia 2 de setembro de 2017, fizemos um encontro Municipal do PT, oportunidade em que era Presidente do PT local. Além da militância, estiveram presentes a então Deputada Federal Margarida Salomão, o atual Deputado Estadual Betão Cupolillo, a Vereadora Cida Oliveira de Juiz de Fora, e o ex-Ministro-Chefe interino da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do Governo Federal, Martvs Chagas.

Tirar foto com Lula sempre foi difícil, devido o tumulto e por ele andar no meio do povo, mas essas foram as minhas primeiras fotos com o Presidente. Este evento, “Caravana Lula pelo Brasil”, ocorreu em 30 de outubro de 2017, em Belo Horizonte.

Na caravana pude encontrar Dilma, que sempre conversa e tem muito carinho pelas pessoas. Essa também foi a minha primeira foto com a ex-Presidente.

Margarida foi uma grande parceira do meu mandato, no período em que ela foi deputada federal (PT/MG). Sempre tive o privilégio de dialogar com ela sobre a nossa região. Essa foto também ocorreu no evento da caravana.

Luiz Dulci (PT/SP), ex-Ministro da Secretaria-Geral da Presidência, sempre me recebeu bem e me passou muitas ideias para que eu as colocasse em prática durante os meus mandatos. Foto do evento da caravana.

Nunca escondi a minha militância em prol da Reforma Agrária, que é a luta por distribuição justa de terras. Por isso, sempre estive em contato com as lideranças do MST. Registo de foto no evento da caravana.

Com a militância de Santos Dumont, junto com outras pessoas presentes no evento da caravana.

No final do ano, em 5 novembro de 2017, estive prestigiando o evento do Governo do Estado, da entrega da medalha Santos Dumont. Encontrei com várias autoridades e lideranças. Tive a oportunidade de encontrar o jornalista Paulo Moreira Leite, que era o editor-chefe da Revista IstoÉ quando as matérias em que participei foram feitas.

André Diniz também estava no evento do Governo do Estado. Ele era diretor do Campus do Instituto Federal de Santos Dumont e encerrou agora o mandato de Reitor do Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais. Com ele, foi possível encaminhar muitos recursos para a nossa escola federal.No evento do Governo de Minas Gerais, estive com o Coronel Cláudio Roberto de Souza, que na época era Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais. Com ele pude conversar para que a nossa cidade tivesse uma unidade de bombeiros. Ele trabalhou muito para que a nossa cidade tivesse uma unidade, mas por questões partidárias e políticas, o processo não avançou.Junto com lideranças do MST no evento em Santos Dumont da entrega da medalha.

Em Sarzedo/MG, em 12 de novembro de 2017, tive a oportunidade de participar da assembleia do mandato do Padre João, o evento mais interessante de um mandato que tive o privilégio de participar. Todas as pautas do mandato são discutidas em conjunto, garantindo base forte nas lutas do mandato e protagonismo da população e dos movimentos sociais no mandato do deputado.

Em 2017 pude participar de várias atividades com a juventude, mulheres, população negra, além de estar junto com a população.

2018 foi um ano de muitas lutas e conquistas. No início do ano, o vice-prefeito Gerson Guedes fez acusações ao Prefeito Betinho, o que levou a Câmara Municipal a criar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI). Fui sorteado para ser Presidente e Relator da CPI, mas logo em seguida, o Prefeito apresentou o pedido de cassação do meu mandato.
Foi um ano que tive que investigar o Prefeito, junto com a comissão, e responder ao processo de cassação.
Este ano também foi um ano que trabalhei na eleição para Betão ser deputado estadual e Margarida ser deputada federal.

Foi um ano que também estive na cidade administrativa para buscar recursos e resolver problemas da cidade, como solicitar o aumento de efetivos na Polícia Civil e Polícia Militar do Meio Ambiente.

No dia 24 de julho, em São Paulo, encontrei Luiz Dulci, conterrâneo da cidade, na sede do PT Nacional. Nesta reunião traçamos estratégias importantes da eleição e falamos da nossa cidade Santos Dumont. Encontramos também com o deputado federal Paulo Teixeira de São Paulo.

Pude encontrar com Dilma em Juiz de Fora, em evento promovido pela Margarida Salomão e pelo diretório partidário de Juiz de Fora. Margarida realizou a sua pré-candidatura. Dilma, nesse ano, foi candidata ao Senado. Em Santos Dumont, conseguimos colocar Margarida como a deputada mais votada e Dilma também.

Neste evento com Margarida e Dilma, foi aberto um momento para as lideranças conversarem com a ex-Presidenta. Foi muito importante estar ao lado desta grande liderança.

Em 2018 também estive nas ruas e fiz eventos em defesa do meu mandato. Foi um ano em que me encontrei com várias lideranças em Curitiba, Belo Horizonte e em outras partes do Brasil coletando assinaturas em defesa do meu mandato.

Em Curitiba, em evento em apoio a Lula, que estava preso, pude encontrar com Roberto Requião, que na época era senador, Fernando Haddad (PT/SP), que é atual Ministro da Fazenda de Lula, Margarida, hoje Prefeita de Juiz de Fora, Flávio Renegado, artista, Gleisi Hoffmann (PT/PR), Presidente Nacional do PT, Guilherme Boulos (PSOL/SP), hoje deputado federal, Macaé Evaristo, hoje Ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania do Brasil, Manuela d’Ávila, que foi nossa candidata a Vice-Presidente em 2018, Lindbergh Farias, hoje deputado federal (PT/RJ), Jaques Wagner (PT/BA), atual senador federal, entre outras pessoas conhecidas e que conheci no evento.

Comício em Belo Horizonte junto com as lideranças.

Neste ano (2018) também defendi a luta dos servidores municipais em prol de uma nova diretoria do sindicato.

Em Belo Horizonte, em comício, estive com vários dos nossos deputados do PT, e com nossos candidatos a Presidente, Haddad e Manuela, além de estar com Dilma.

A campanha de 2018, em Santos Dumont, foi linda, e todos os nossos candidatos foram bem votados. Embora no âmbito nacional o resultado tenha sido diferente, Santos Dumont fez a sua parte.

Vários encontros com nossas lideranças por Minas Gerais, incluindo Lula, antes de sua prisão.

Várias reuniões e atos importantes em Santos Dumont.

No dia 30 de outubro de 2018, após conseguir encerrar os trabalhos com êxito na CPI, derrubar o pedido de cassação, obter resultado positivo para os nossos candidatos, pude receber a medalha Santos Dumont do Governo de Minas Gerais. Foi um momento especial, diante de tantos desafios no ano de 2018.

No início do ano (2019), realizamos esta audiência pública para discutir a passagem de ônibus da empresa de transporte Transur, que é uma tarifa intermunicipal. Esse ônibus é mais usado pelos sandumonenses para ir em Juiz de Fora, mas também é usado para ir em outras cidades, como Ewbank da Câmara, Barbacena e São João Del Rey. Apesar de forte oposição da empresa, de políticos e de órgãos públicos, conseguimos fazer uma boa audiência. Não houve melhora após a audiência, e infelizmente a Transur segue infiscalizável em nossa região.

Em 2019, contribuí com a realização desse evento em prol do esporte skate, além de realizar apresentações artísticas, culturais, com danças e batalha de rap. O grande evento foi realizado na Escola Estadual Presidente João Pinheiro. Esse mesmo evento foi feito por nós também em 2017. Uma cidade como Santos Dumont, que não potencializa entretenimento para a juventude, tende a desanimar o jovem a morar na cidade. Por isso, durante meu mandato sempre estive junto com a juventude na realização dessas propostas.

Em maio, participei deste ato em apoio aos Institutos Federais em Santos Dumont, juntamente com o campus da cidade. Defendemos políticas públicas de investimentos e questionamos o corte de recursos da educação federal.

Ainda no mês de maio, estive no hospital da cidade, como sempre fiz durante meu mandato, juntamente com lideranças do PT, para acompanhar obras, analisar o serviço público e receber demandas para serem solucionadas.

Até o meio do ano já tinha participado de evento do PSOL com Boulos em Juiz de Fora, participado de encontro municipal do PT e organizado o lançamento do livro do Nilmário Miranda em Santos Dumont. Várias atividades em prol da conscientização da sociedade diante da necessidade de transformação do país.

Participei do projeto (R)existências, em novembro de 2019, e conheci os indígenas da comunidade Kariri-Xocó, que vivem no município de Porto Real do Colégio, em Alagoas, que me ensinaram um pouco de sua cultura. Além disso, eles fizeram um trabalho educacional importantíssimo em Santos Dumont, no Instituto Federal, e nas escolas. Esse projeto foi conduzido pela Professora Bia Possato e pelo Professor Helton Nonato, ambos da escola federal citada.

Sempre junto com as lideranças e juventude, discutindo a cidade, e realizando eventos e projetos de conscientização.

Participação do ato unificado de 8 de março de 2019 em prol das mulheres e de luta por justiça por Marielle Franco.

Participei do V Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão do IF Sudeste MG (SIMEPE) em 2019. Na foto, estão comigo, o então Reitor do IF Sudeste, Charles Okama e o Deputado Estadual Betão Cupolillo.

Audiência Pública realizada em 2019 em prol dos 10 anos dos Institutos Federais pelo Brasil, proposta por mim. A audiência contou com o apoio de alunos, professores e gestores.

Participei da audiência pública em 2019 e em Juiz de Fora para apoiar os trabalhadores da Mercedes-Benz. Na oportunidade, defendi que a empresa não fechasse vários departamentos e não demitisse os trabalhadores, já que vários trabalhadores, inclusive de Santos Dumont, seriam demitidos e, de fato, foram.

Reunião em Belo Horizonte com o Deputado Estadual Cristiano, discutindo a cidade e nosso Estado.

Participação e apoio em evento do Coletivo Manas pelas Minas (2019).

Participação e apoio em evento do Coletivo Manas pelas Minas (2019).

Participação e apoio em evento esportivo para crianças, Copa Cica de Futebol (2019).

Participação e apoio em Curso de Doulas do Coletivo de Mulheres Manas pelas Minas (2019).

Participação em mais um ato em prol da educação pública federal juntamente com o Instituto Federal Campus Santos Dumont (2019).

Comemoração do aniversário do PT, juntamente com as lideranças do partido de Santos Dumont e da região (2019).

Reunião com a juventude na praça da cidade.

Reunião com os moradores de Conceição do Formoso e lideranças para discutir o turismo no distrito.

Participação do aniversário do PT em Leopoldina (2019).

Reunião na prefeitura entre o Conselho Municipal da Juventude e o Governo Municipal (2019).

Evento do Jornal do Povo de 2019 – Consagração Pública.

Mais reuniões no hospital, buscando melhorar o serviço público ofertado na cidade.

Evento com o Luiz Dulci, discutindo o PT e a defesa da esquerda no país.

Evento com a Margarida Salomão, discutindo o seu mandato de deputada federal e os problemas do Governo Bolsonaro (2019).

Encontro com o então advogado Cristiano Zanin, em 2019. Hoje ele é Ministro do Supremo Tribunal Federal (2019). Na época, ele era advogado de Lula, e pude conversar com ele sobre o seu trabalho. O encontro ocorreu no Tribunal de Justiça de São Paulo.

Apoiando e incentivando a nova composição da Associação de Skate da cidade (2019).

Junto com o Padre João, inaugurando o atendimento de Raio-X. Equipamento que conseguimos pela minha indicação e viabilizado pelo deputado federal, em prol do hospital (2019).

Participei da fundação da Associação Cão Comunitário (2019), projeto importante que funcionou até recentemente no município.

Estive na MRS, em Juiz de Fora, sede da empresa, para dialogar com a empresa sobre meus pedidos constantes de colocação de cancelas, vigias e maior segurança nas passagens de nível da cidade de Santos Dumont. Fui atendido pela Gerente de Regulação da empresa, Carla Costa. A reunião ocorreu em 2019.

O ano de 2020 é marcado, sobretudo, pela minha reeleição, oportunidade em que me tornei o vereador mais votado da cidade. A campanha ocorreu em plena pandemia. O início da campanha ocorreu no final de setembro e se prolongou até novembro.
Mesmo com as dificuldades do momento, da campanha mais individualizada e das medidas de segurança, fiz o que pude para ser reeleito. Meu desejo e planejamento de fazer reuniões coletivas com aglomeração foram descartadas por conta da pandemia. De toda forma, foi um ano em que trabalhei muito como vereador e me esforcei para que a campanha fosse feita, mesmo com as limitações.

Foi um ano em que fiz muitas lives de conscientização da população e também durante a campanha eleitoral. Foi uma forma de manter o mandato ativo, adaptando-se a nova realidade do isolamento social e preservando o contato com a população.

Um fato importante é que nesta campanha eu resgatei o que já havia feito em 2016, utilizando camisas com pautas importantes para me conectar mais com a população e mostrar minhas posições políticas.

Coloquei a minha casa à disposição do partido em 2020, fizemos várias reuniões, em apoio aos nossos candidatos a Prefeito e Vice, Dorival, Sheila e candidatos a vereadores.


Foi feita reunião do Conselho de Pastores em minha casa para discutir a eleição e propostas para a comunidade cristã, além de reuniões de apoio aos candidatos a vereador.

Sempre fiz campanha em dia de feira, pois fui o político que mais busquei recursos para a realização desta atividade. Consegui recursos para a criação da feira noturna, junto com a Secretaria de Agricultura, e posteriormente, recursos para a ampliação desta feira. Essas fotos também são de 2020.

Trabalhamos junto com o bairro São Sebastião para que o time Água Verde voltasse a participar das competições da cidade e ser mais uma forma de lazer, esporte e entretenimento, tanto para a torcida, quanto para os jogadores e equipe técnica.

No início do ano de 2020, antes do agravamento da situação da Covid-19, Margarida esteve na cidade, enquanto deputada, para se reunir comigo e com vários jovens. Foi uma reunião muito importante sobre os direitos dos jovens, sobre o incentivo ao esporte e as demais questões sobre a cidade e nossos mandatos. Havia também na reunião líderes comunitários para mencionar problemas que precisavam ser solucionados com recursos via emenda parlamentar.

Uma ação importante do meu mandato foi a atuação em favor das conselheiras tutelares. Lutamos para que elas tivessem melhores condições de trabalho, o que em parte conseguimos junto ao Governo Municipal em 2020.
Essa ação teve a minha iniciativa e trabalho em conjunto com a equipe de conselheiras tutelares. Além disso, contamos com o apoio dos vereadores que reforçaram o que estávamos solicitando à prefeitura.

Em 2021, uma das ações mais estratégicas e bem sucedidas do mandato foi a atuação em conjunto com o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG) em uma pauta estadual em Santos Dumont. O Governo de Minas, através do Governador Zema, manifestou interesse em municipalizar os anos iniciais ofertados pelo Estado em Santos Dumont. Na prática, ele queria passar a competência dos anos iniciais do Estado para o município. Porém, eu consegui fazer um projeto de que toda municipalização precisaria ter aprovação da comunidade escolar envolvida. Cada escola deveria realizar uma votação se desejaria aceitar ou não os anos iniciais. Além disso, o Prefeito, de acordo com o projeto aprovado, hoje lei municipal, deve apresentar capacidade orçamentária para receber os anos iniciais e tudo tem que ser votado na Câmara Municipal. Com isso, o Governador abriu mão de municipalizar os anos iniciais. O Prefeito Municipal vetou o projeto, mas nós, da Câmara, conseguimos derrubar o veto do Prefeito e a lei municipal continua em pleno vigor.

Sempre estive nas ruas para protestar contra ações de Bolsonaro, buscando conscientizar pessoas do que precisava ser feito no país. Muitas ações de rua foram feitas por nós em 2021.

Assim como nos outros anos, as visitas às escolas sempre foram uma característica do mandato. Na ocasião (2021) estavam lideranças e gestores do Instituto Federal Sudeste de Minas gerais Campus Santos Dumont. Benedito Zomirio de Carvalho, enquanto Diretor-Geral do campus Santos Dumont, sempre nos atendeu bem no Instituto, recebendo os recursos que conseguimos em benefício da escola.

Em Brasília, em viagem de 2021, em parceria com o deputado federal Patrus, pude alinhar com ele vários recursos para a cidade de Santos Dumont.

Também em Brasília, na mesma viagem, representei a Associação dos Profissionais dos Correios (ADCAP) em uma reunião com o Senador Federal, Antônio Anastasia, oportunidade que solicitei a ele que não defendesse a privatização dos correios e atuasse junto aos trabalhadores da empresa pública a defesa da entidade como patrimônio do povo brasileiro.

Na mesma viagem (2021), o mesmo diálogo que tive com o Senador Antônio Anastasia, eu tive com os chefes de gabinete e assessores dos Senadores Carlos Vianna (PODE/MG), Rodrigo Pacheco (PSD/MG) e José Reguffe (Solidariedade/DF). Falei com eles sobre a importância dos Correios e dos riscos que o Governo Federal da época estava gerando por pautar a privatização da empresa pública. 

Também em Brasília (2021) visitei deputados federais e assessores de deputados para dialogar sobre a situação da coleta e tratamento de esgoto do país, já que cidades como Santos Dumont sofrem com a falta de esgotamento sanitário, sendo que a população precisa pagar pelo tratamento que não tem. Dialoguei com eles sobre a situação da posição do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que entende que a população precisa continuar pagando, mesmo sem ter tratamento, já que as fases iniciais das obras já foram feitas. Levei documentos para demonstrar que tal situação precisa ser resolvida no país. Conversei com deputados e representantes de diversos estados, haja vista que a situação ocorre no país todo.

Em visita ao STJ (2021), dialoguei com representantes de ministros do órgão sobre a situação do esgotamento sanitário do país. O órgão em questão adota o posicionamento de que as pessoas precisam continuar pagando pelo tratamento de esgoto, mesmo sem usufruir do serviço. Esse problema tem prejudicado o meio ambiente e as empresas que prestam o serviço de esgotamento sanitário se acostam na decisão do STJ para não finalizarem as etapas do esgotamento sanitário.

Na foto em questão, estou com o Ilustríssimo Senhor Joselan Rodrigues Lima, Assistente Parlamentar do Gabinete do Ministro Manoel de Oliveira Erhardt.

Participei também, no Senado Federal, em apoio aos enfermeiros e técnicos, da luta pelo piso. Na ocasião, em 2021, havia sido aprovado o pagamento do piso no Senado Federal.

Em Matias Barbosa (2021), pude visitar os novos vereadores do PT e passar umas dicas de atuação legislativa. Participaram da atividade os vereadores Anselmo Leopoldino, que na época era Presidente da Câmara, e seu Vice, Julimar Souza. Além deles, o Chefe de Gabinete do Presidente da Câmara também esteve no encontro, Emmanuel Cruz.

Foi um ano que trabalhamos para conscientizar a população da necessidade de se vacinar, diante das fake news (2021). Tive o orgulho de estar do lado certo da história! Coloquei meu mandato em favor da verdade e da vida.

Sempre apoiei os trabalhos do campo e atuar em conjunto com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater) foi muito importante para a construção de políticas públicas. Um desses projetos relevantes foi a ampliação da feira noturna da cidade que é realizada pela Secretaria Municipal de Agricultura. Esses registros ocorreram entre os anos de 2021 e 2022.

Apoiei a criação e sempre prestigiei os eventos da União Brasileira dos Trovadores (UBT) em Santos Dumont. Registros de 2022.

Em 2022 fiz um pedido à Câmara Municipal de Juiz de Fora, que foi aprovado por todos os vereadores da referida cidade, para a realização de uma audiência pública para discutir a Saúde da Zona da Mata e Campo das Vertentes. A audiência aconteceu e várias autoridades da região participaram. Eu propus a realização de uma comissão de trabalho para buscar mais recursos para a nossa região. Porém, apesar da proposta ter sido aceita não foi para a frente. A minha ideia era discutir a necessidade de mais recursos para liberar cirurgias eletivas e melhorar o atendimento, pois muitas pessoas estão morrendo sem atendimento ou desistindo do SUS ou fazendo vaquinhas para receber atendimentos em serviços de saúde privados. A renda per capita de nosso país exige esforço político para que o SUS seja ampliado e melhorado.

Durante o ano (2022) fiz reuniões com Margarida e sua equipe de governo para discutir políticas sobre a nossa região. Em especial, tratei das questões de saúde, já que muitos atendimentos de saúde do SUS pela população de Santos Dumont são feitos em Juiz de Fora e coordenados pela Prefeitura da referida cidade. Na época, a Deputada Federal Ana Pimentel era Secretária Municipal de Saúde.

No ano de 2022 fizemos vários trabalhos em prol da mulher. Estas fotos são frutos de um trabalho conjunto para conhecer a Casa da Mulher de Juiz de Fora. Na oportunidade, junto com a rede de saúde e assistência social, visitamos o referido órgão da cidade vizinha.

Trabalhamos (2022) para atender demandas sobre a educação, saúde, segurança e direitos humanos.

Tive a oportunidade de me encontrar com lideranças e com o próprio Presidente Lula em Juiz de Fora. Foi um momento muito importante de dialogar com o Presidente e de presenteá-lo com o doce de leite e com o queijo famoso da cidade de Santos Dumont. Esse evento ocorreu em 2022.

Em 2022, a campanha foi um sucesso, Betão se tornou o deputado estadual mais votado da cidade e Patrus subiu a votação de forma surpreendente, sendo um dos deputados federais mais votados em Santos Dumont. A campanha de rua foi importante e Lula recebeu 61,80% dos votos válidos na cidade, sendo uma das proporções de votos mais altas da região.

Organizamos uma comemoração e milhares de pessoas compareceram em Santos Dumont, após a vitória de Lula nas eleições de 2022.

Em Juiz de Fora (2022), junto com a militância e as lideranças, estive presente em apoio aos nossos candidatos.

Na usina (2023), região próxima ao Patrimônio da Serra, estive na localidade em contato com os moradores para orientá-los sobre seus direitos em decorrência da grande enchente que eles foram submetidos. Pude ver de perto um problema que a cidade enfrenta e que os moradores não recebem assistência devida do Governo Municipal.

Conseguimos aprovar um projeto de minha autoria (2023) em favor do jiu-jitsu. Na ocasião, os representantes das academias da cidade estiveram na Câmara para defender a aprovação do projeto.

No ano de 2023 fizemos uma audiência pública importante em favor da cultura e discutimos a emenda impositiva de minha autoria com o nome “Eugênio Xavier”. Além da discussão necessária, a audiência contou com a presença de familiares e amigos de Eugênio, mostrando que é possível fazer política com amor, sensibilidade e homenagens.

Também atendemos muitas pessoas na Câmara, a exemplo do atleta Luiz Paulo “Pardal”, que representa a cidade em várias competições, mesmo sem receber apoio da Prefeitura. Foi um ano em que falamos muito sobre o esporte e muitos atletas puderam me passar suas demandas, dificuldades e desafios para representar a cidade no esporte.

Na sede da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais entregamos uma viatura (2023) juntamente com a equipe do Deputado Federal Patrus Ananias. No evento estiveram presentes várias autoridades, presidentes de conselhos, servidores e empresários.

No Instituto Federal, por mais um ano (2023), acompanhamos as demandas da escola.

Apesar de ter ficado 8 anos como vereador, eu nunca havia sido convidado durante o meu mandato para ir em uma rádio de Santos Dumont, para conceder entrevista. Isso é um grande erro das rádios da cidade que tentam ser imparciais, mas na verdade escolhem um lado, que é não conscientizar a população da política. Fiquei muito feliz da Vera Oliveira me fazer este convite para discutir o esporte e as políticas públicas na Sintonia SD (2023).

Estivemos na Escola Promove (2023) para falar sobre direitos e política. Além disso, levamos esta turminha para conhecer a Câmara Municipal. É sempre importante que a sociedade mantenha contato com os poderes públicos, de modo que quem esteja no poder seja aberto a dialogar e abrir os órgãos públicos para acesso da população, incluindo crianças.

Por mais um ano (2023) estivemos prestigiando e apoiando o evento da União Brasileira dos Trovadores em Santos Dumont.

Acompanhando as obras e o serviço prestado pelo hospital da cidade (2023).

Fui em Brasília na busca de políticas públicas, recursos e oportunidades para Santos Dumont. Também procurei entender pendências de recursos que estavam travados em Brasília (2023).

A Escola de Futebol do Futuro EFF) sempre teve meu apoio ao longo dos meus dois mandatos. Neste dia (2023), almoçamos com alunos e lideranças da EFF junto com o Deputado Federal Patrus Ananias.

Dei um curso para os candidatos a vereador do PT e Solidariedade, além de integrantes do PCdoB, Rede e PSOL, na sede do PT. Foi uma das formas que encontrei de ajudar os candidatos (2024).

Na Up Tv (2024) fiz um balanço dos meus quase 8 anos de mandato. Esclareci muitas situações dos meus pontos de vista e da minha atuação enquanto vereador.

Em Brasília (2024) fazendo as articulações para que a cidade recebesse mais recursos. Além disso, sempre busquei agradecer as pessoas que ajudam Santos Dumont. Por mais que os recursos sejam públicos, tratar bem e conviver com autoridades que trabalham com o orçamento é importante.

Mesmo sendo o último ano do mandato (2024), procurei manter o nível, convidando servidores e autoridades para prestar esclarecimentos sobre políticas públicas, recursos e atendimentos da população.

Acompanhei a situação da possível compra da Dow (2024) por parte da Prefeitura e sempre mantive a população informada desta questão. Sempre me manifestei contra esta compra, já que o projeto não era claro.

Pela segunda vez consecutiva, estive entre os melhores vereadores da cidade. Recebi o troféu em 2024 por ser o vereador mais votado na enquete de Santos Dumont do Instagram.

Participei da campanha em Juiz de Fora e Santos Dumont em apoio aos nossos candidatos (2024). Em Santos Dumont, elegemos dois vereadores, Dorival e Flávia, ambos do PT. E em Juiz de Fora, reelegemos Margarida Salomão (PT) para Prefeita.

Sempre procurei esclarecer os vereadores e a população de projetos complexos e polêmicos, nunca deixando de dar a minha opinião e esclarecer meu ponto de vista (2024). Nesta reunião, esclareci várias controvérsias sobre o projeto Tarifa Zero.

No Grêmio Recreativo Mário de Lima, fui homenageado em evento da Escola de Futebol do Futuro em 2024, por contribuir com a entidade esportiva durante meus 8 anos do mandato. Fizemos grandes projetos juntos em favor das crianças e dos adolescentes que são alunos da entidade. Além disso, conseguimos fortalecer a estrutura da escolinha.

Terminamos o mandato com muitas realizações feitas em 2024, fizemos audiências públicas, reuniões temáticas, resolvemos problemas complexos da população e encaminhamos recursos. Mesmo nos últimos meses do mandato, sugeri a criação de Comissão Especial Legislativa para discutir a política pública do Serviço de Inspeção Sanitária (SIM) da Secretaria Municipal de Agricultura, da qual fui Presidente, para discutir uma legislação necessária sobre esta área.

Juntamente com os moradores e produtores da zona rural, fizemos um ato na porta da prefeitura por melhorias nas estradas. A ação ocorreu em 2024, devido a omissão do governo municipal na falta de estrutura da Secretaria Municipal de Agricultura.

Como uma das minhas últimas ações (2024), enquanto vereador, fiz um panorama para a nova gestão eleita de como estava a situação da Prefeitura, em que sugeri mudanças e apresentei diversas sugestões ao novo governo eleito (equipe de transição). Falei sobre os principais temas, incluindo políticas públicas sobre os direitos sociais, além de falar sobre agricultura, Hospital, estradas rurais, Museu de Cabangu e plano de cargos e salários dos servidores.

Em novembro de 2024, fiz um evento de encerramento do mandato, no qual pude agradecer aos eleitores, aos familiares, aos amigos e às pessoas que fizeram parte da construção de políticas públicas do mandato.

Essas foram as últimas fotos que tirei para deixar registrada a minha alegria de ter sido vereador da cidade e de ter horando até os últimos dias o mandato que me foi concedido.