Educação: instrumento de enfrentamento às desigualdades sociais

Compartilhe:

A educação é um instrumento poderoso de enfrentamento às desigualdades sociais. Por isso, durante meu mandato focamos em projetos de apoio à educação, e conseguimos recursos para auxiliar as escolas. 

 

RECURSOS PARA A EDUCAÇÃO EM SANTOS DUMONT 


Conseguimos indicar 50 mil reaisatravés do mandato do Deputado Estadual Betão Cupolillo, para a Escola Estadual Presidente João Pinheiro. A escola vai utilizar o recurso para aquisição de mobiliário e equipamentos, para o conforto dos alunos, e melhores condições de trabalho para os profissionais da educação. 


Indicamos também, via mandato da Deputada Federal Margarida Salomão, o valor de 284 mil reais para o Instituto Federal Campus Santos Dumont. Diversas áreas do IF foram beneficiadas pelo recursoem especial, o curso de graduação em Engenharia Ferroviária e Metroviária, pois através do recurso foi montado um moderno laboratório de Engenharia, como instrumento de aprendizagem. 

 

LEIS MUNICIPAIS DE MINHA AUTORIA EM DEFESA DA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE 


Fui autor das seguintes Leis Municipais em defesa da educação em Santos Dumont: 

  • Lei de enfrentamento à violência física e verbal nas escolas municipais, estabelecendo políticas públicas que garantem o direito da vítima para receber tratamento médico e psicológico gratuito, além do amparo policial e judicial às vítimas, que podem ser profissionais da educação ou alunos. 
  • Lei de prevenção ao suicídio e valorização da vida, que insere o Setembro Amarelo no calendário oficial do município e determina que todas as escolas de Santos Dumont, incluindo o Instituto Federal e as escola estaduais, façam campanhas de conscientização em prol da vida, com o objetivo de prevenir o suicídio.  
  • Transporte Público Universitário. Levei a proposta concreta deste projeto ao Prefeito em 2017, adaptado à realidade de Santos Dumont, definindo que os ônibus amarelos do Programa Caminho da Escola fossem utilizados. O projeto foi votado somente em 2018, e somente em 2019 o Prefeito colocou em prática, vetando ainda a determinação de uso dos ônibus amarelos. O projeto, modificado pelo Governo Municipal permitia a Prefeitura terceirizar os ônibus, o que não foi uma sugestão minha.  


Durante meu mandato também fiz diversos debates na cidade, que envolveram as escolas, como os debates sobre Reforma da Previdência, Reforma Trabalhista, Transporte Público Intermunicipal, Sindicato dos Servidores, entre outros. 

 

O QUE AINDA DESEJO FAZER?  


  • Acredito que precisamos defender o plano de cargos e salários dos servidores da educação; 
  • Defender a renovação da diretoria do Sindicato dos Servidores Municipais; 
  • Rediscutir a abertura das escolas rurais e fortalecimento da educação inclusiva; 


Esses tópicos precisam ser trabalhados com urgência, para que a educação em Santos Dumont seja cada vez mais inclusiva e emancipadora. 

Santos Dumont/MG, 27 de setembro de 2020