Santos Dumont, 23 de junho de 2023
Mariana Figueiredo
No último dia 12 de junho, o Vereador Conrado Luciano Baptista (PT/MG) protocolou na Câmara Municipal de Santos Dumont o Requerimento nº 13104/2023 solicitando à Mesa Diretora que representantes da MRS Logística sejam convidados para discutir medidas de segurança.
O pedido não é de hoje, há anos o parlamentar busca que medidas de prevenção de acidentes, como cancelas e passarelas, sejam implantadas nas passagens de nível de Santos Dumont. Entretanto, o número de ocorrências envolvendo trens vem aumentando e nada foi feito.
“Há muito tempo estou cobrando da MRS para que a população não seja alvo de acidentes constantes. Em muitas cidades, a MRS cria passarelas, coloca profissionais nas passagens de nível, e em Santos Dumont isso precisa ser uma realidade”, contou Conrado.
Somente no mês de junho de 2023, ao menos quatro incidentes aconteceram. No dia 01, um carro foi atingido por trem na passagem de nível do Bairro Vila Esperança e as duas passageiras tiveram ferimentos leves. No dia 07, também no Bairro Vila Esperança, outro veículo foi atingido por trem, mas o motorista não permaneceu no local. No dia 08, um idoso faleceu após ser atropelado por trem próximo ao pontilhão do Bairro Quarto Depósito. Já no dia 16, um trem precisou acionar o freio de emergência na altura da Estação Ferroviária, no Centro, pois um ônibus teria ultrapassado a passagem de nível.

A demanda pela instalação de cancelas e passarelas em Santos Dumont foi assunto de diversos encontros/reuniões do vereador com a MRS Logística.
O parlamentar, em 2017, juntamente com o munícipe Estefanio Richelle, conseguiu recolher 400 assinaturas de moradores do bairro Vila Esperança em abaixo-assinado pela criação de passarela e cancela na passagem de nível do bairro. E em 2018, em reunião com os representantes da MRS Gabriel Guedes e Tathiane Miranda, ficou acertado que cancelas automáticas seriam instaladas na cidade no ano seguinte, o que não foi cumprido.

Em abril de 2019, Conrado esteve na sede da MRS em Juiz de Fora para retomar as discussões e foi atendido pela Gerente de Regulação, Carla Costa. Na ocasião, foi enviada uma equipe de limpeza à Santos Dumont, pois uma das reclamações dos sandumonenses que moram às margens da via férrea era a sujeira e o matagal. Entretanto, os outros pedidos continuaram sem atendimento.

“Muitas solicitações que realizei à concessionária, como limpeza, capina, criação de quebra-molas, melhorias para que as passagens de nível deixassem de ser escorregadias foram atendidas, o que é ótimo, mas a população precisa que formas de prevenção de acidentes também sejam implementadas. É preciso garantir o direito de ir e vir com segurança de todo cidadão. Seguirei cobrando até que seja feito!” completou o vereador.
Leia na íntegra o Requerimento nº 13104/2023 que o Vereador Conrado apresentou na Câmara Municipal de Santos Dumont:


