Para falar do meu mandato também é preciso falar das eleições. As eleições sempre foram significativas para mim, mesmo as que eu não estava como candidato.
Em 2016, fiz uma campanha coletiva, com muito diálogo, ouvindo muitos grupos e movimentos, uma campanha bonita e de muito trabalho. Fui o 4º vereador mais votado, mesmo nunca tendo sido candidato e em um ano muito difícil para o partido. No ano de 2016 ocorreu o impeachment da Presidente Dilma Rousseff (PT) e as consequências dele impactaram as eleições. Houve movimentações sociais e institucionais de criminalização da política e do próprio partido.
O antipetismo, às vezes, desanimava, sobretudo pelas pessoas que me xingavam, rasgavam meus santinhos e materiais de campanha. Contudo, pude enfrentar o desafio e focar no apoio que nós tínhamos.
Pré-lançamento da campanha a vereador e bate-papo (2016).Pré-lançamento da campanha a vereador e bate-papo (2016).
A visita aos bairros, indo de casa em casa, os comícios, a barraquinha no calçadão, atrelado a um histórico de lutas, foram fundamentais para o sucesso da minha primeira campanha de 2016.
Mesinha no calçadão (2016).Diálogo com os moradores de Conceição do Formoso na campanha de 2016.Pedido de voto e entrega do santinho (2016).Estabelecendo contatos com eleitores (2016).Campanha no Distrito de Nova Dores (2016).Campanha em Dores (2016).Indo dialogar com moradores da zona rural, junto com a minha apoiadora Maria Umiliana, para que eles tivessem voz em minha campanha (2016).Comício no Centro de Santos Dumont (2016).Uma estratégia importante na campanha foi deixar banners espalhados na cidade (2016). Essa estratégia também foi utilizada em 2020. Eles ficavam na casa de apoiadores, em locais estratégicos.Reta final da campanha de vereador, em 2016, junto com apoiadores, amigos, familiares e nossos candidatos a Prefeito e Vice, Labenert e Umberto.
Além disso, eu já tinha muito o que mostrar, pois já era conhecido como uma pessoa engajada em causas sociais e políticas, contribuindo para derrubar o antipetismo e para fortalecer a minha campanha. Muitas pessoas me apoiaram pelo meu trabalho junto à Juventude do PT, na Comissão de criação da UTI do Hospital Misericórdia de Santos Dumont (HMSD), na participação em diversos projetos sociais e políticos de associações da cidade e também por levantar pautas importantes sobre a cidade bem antes das eleições de 2016.
Junto com a juventude petista fiz parte da comissão de criação da UTI do HMSD (2003).
Ajudamos a arrecadar recursos para criar a UTI do HMSD (2003).Evento de 2003 com distribuição de brinquedos para crianças da cidade – Oficina da Alegria.Mais do evento de 2003 – Oficina da Alegria.Material virtual destacando parte dos trabalhos sociais e políticos antes da eleição de 2016.
Clique para ver a postagem da audiência pública antes da campanha de 2016. Audiência que seria realizada em 2015, mas foi adiada pela ALMG por questões financeiras.Registro de reunião com educadores na campanha de 2016.Registro de outra reunião sobre educação em 2016. Várias reuniões temáticas foram feitas em minhas campanhas para ouvir e garantir uma campanha coletiva.
Os jingles e os clipes das minhas duas campanhas tiveram a minha participação, desde a composição da música até detalhes do refrão etc. Não que eu seja compositor, mas sempre quis que tudo tivesse a minha identidade, relação com a cidade, com as pessoas que estavam junto na campanha e durante o mandato.
Clique para ver o vídeo com atividades de campanha e o jingle da campanha de 2016.Vídeo destacando os apoiadores da campanha de 2016 (clique na imagem para ver).
A ideia de usar, em 2016, a camisa “Nada Deve Parecer Impossível de Mudar” tem relação com as pautas difíceis que atuamos, quando não era vereador, como o caso das crianças desaparecidas, e mudanças radicais que precisam ser feitas para uma cidade melhor. O slogan de campanha “Coragem pra Mudar” refere-se a iniciativa que todo político precisa ter para defender mudanças que a cidade precisa.
Foto destacando a frase “Nada Deve Parecer Impossível de Mudar” de uma das camisas que usei na campanha de 2016.
O slogan da campanha de 2020, “Nós Somos a Cidade”, tem relação com a construção da cidade que a gente necessita, em que cada cidadão é parte dela ou deve se sentir parte dela. Todo mundo que faz parte da cidade não pode ser excluído, e todo mundo precisa de políticas públicas, sobretudo os mais pobres e a classe trabalhadora. Muitas dessas ideias foram sendo estudadas por mim e pelos meus apoiadores pelas campanhas do Marcelo Freixo, Lula, Chico Alencar e Pepe Mujica.
Vídeo destacando os apoiadores e o jingle de 2020 (clique na imagem para ver).Vídeo destacando ações realizadas no curso do primeiro mandato como campanha da segunda eleição (clique na imagem para ver).
Após eleito em outubro de 2016, já estive nas ruas para dialogar com a população sobre o pagamento da tarifa de esgoto na cidade. Vale lembrar que a Copasa assinou contrato com o município em 2008 se comprometendo a fazer o tratamento em 2012. Terminei o mandato em 2024 e até hoje não tem tratamento de esgoto e a população paga por um serviço que não existe, sem previsão de início e com vários problemas nas obras de esgotamento sanitário da cidade.
No início do meu mandato, em 2017, estive nas ruas para dialogar com a população sobre as reformas da previdência, trabalhista e demais pautas que prejudicam os direitos da população, sobretudo a trabalhadora.
Mesinha no calçadão desde 2017 (clique na imagem para ver).Também no início do mandato (27/01/2017), estive em Conceição do Formoso para coletar assinaturas dos moradores para resolver o problema da construção da ponte.Observe que logo após a campanha, no início do mandato (2017), eu já estava com a mesma mesinha trabalhando pelo povo. Isso é fundamental para um mandato de sucesso. Manter a sintonia entre o que fala e o que faz é uma forma de edificar o mandato com bases fortes!Mais registros do início do mandato em Conceição do Formoso. Abaixo-assinado para pedir ao Governador de Minas, Fernando Pimentel, recursos para construir a ponte.
Nas campanhas de 2018 e 2022, em que não fui candidato, apoiei deputados e vereadores que foram eleitos, como Betão, atual deputado estadual mais votado da cidade, Margarida Salomão, que foi, em 2018, a deputada federal mais votada da cidade e Patrus, que hoje é um dos deputados federais mais votados da cidade. Neste ano, 2024, eu também não fui candidato, mas ajudei a eleger dois vereadores em Santos Dumont, Dorival e Flávia, e ajudei a eleger vereadores de outras cidade, e a prefeita Margarida Salomão, em Juiz de Fora, fortalecendo o campo progressista na região.
Registro da campanha de 2018 (calçadão).Registro da campanha de 2018 (Praça da Estação).Mesinha no calçadão (2018)Mesinha no calçadão (2018).Evento com a Margarida e Betão (2018)Evento com a Margarida e Betão (2018).Reunião com a juventude (2018)Percorri várias cidades e encontros importantes foram feitos, como fortalecimento da campanha junto aos companheiros do MST (Antônio Carlos, 2018).Estivemos em Paiva, Aracitaba, Oliveira Fortes, Piau, Santa Bárbara do Tugúrio, Belo Horizonte, Ouro Preto, entre outras (2018).Estivemos em Paiva, Aracitaba, Oliveira Fortes, Piau, Santa Bárbara do Tugúrio, Belo Horizonte, Ouro Preto, entre outras (2018).Participação de atos de campanha em Juiz de Fora (2018)Participação de atos de campanha em Juiz de Fora (2018)Clique para ver o vídeo da concentração da carreata (2022) .A campanha de 2022 foi um sucesso em Santos Dumont. Conseguimos organizar uma campanha coletiva e com muito apoio. A nossa carreata estava linda e o calçadão durante a campanha ficou bem movimentado, conforme a foto (clique na imagem para ver).
Agradecimento à população pelo apoio em 2022 (clique na imagem para ver).Comemoração do excelente resultado em 2022 (clique na imagem para ver).Proporção de votos (2022).
Em 2020, mesmo com a pandemia, fizemos a campanha, com materiais estratégicos e respeitando as regras sanitárias.
Fizemos a campanha durante a pandemia com respeito às regras sanitárias. Foi desafiador, mas dentro das limitações, a campanha ficou boa.Foto da campanha de 2020 no calçadão com a mesinha.Uma estratégia de campanha executada em 2020 foi a utilização de cartaz, nesse tipo de foto, para destacar o apoio de eleitores.Material temático sobre educação. Vale ressaltar que vários materiais temáticos foram feitos, impressos e virtualmente.Panfleto Saúde e Assistência (2020).Panfleto Saúde e Assistência (2020).Panfleto Saúde e Assistência (2020).Panfleto Saúde e Assistência (2020).Curso para candidatos a vereador do PT, Solidariedade e para demais lideranças (2024).Curso para candidatos a vereador do PT, Solidariedade e para demais lideranças (2024).Eleição municipal de 2024.Participação da eleição municipal (2024).Participação na campanha da Margarida em Juiz de Fora em 2024.Participação na campanha da Margarida em 2024 (clique na foto para ver).
Por essas razões foi possível que eu me tornasse o vereador mais votado da cidade em 2020 e conseguimos em 2022 eleger Lula com ampla votação (62%), sendo a proporção de voto de Santos Dumont para o Presidente uma das maiores da região da Zona da Mata. Mantivemos a coerência desde 2016, fazendo campanhas com muita responsabilidade, com materiais que destacam os recursos alcançados e conquistas para a população de Santos Dumont. Apesar da qualidade dos materiais, dos vídeos e jingles, nada disso seria possível se não fosse o trabalho árduo, no dia a dia, atendendo a população e estando junto com a população em todos os momentos.
O fim do meu mandato também foi com o mesmo empenho, trazendo recursos, apresentando soluções e atuando como um vereador deve atuar, fiscalizando e propondo soluções aos problemas da cidade. Termino o meu segundo mandato com a sensação de dever cumprido, de que muito fiz e me esforcei ao máximo durante o tempo que fui vereador.
Abaixo seguem alguns materiais de campanha utilizados: